EMPRESA

PM OFF ROAD é uma entidade que se dedica á organização de eventos ao ar livre! Os cursos de todo o terreno, motocross e enduro são as principais actividades desta jovem empresa.

Desde 2004 que Paulo Marques tem vindo a organizar com sucesso, cursos de iniciação e aperfeiçoamento de pilotagem.
PM OFF ROAD promove além dos cursos de pilotagem, o evento "THREE DAYS ADVENTURE" direccionado a jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos...  moto, wakeboard, escaladas, karting, passeios a pé, etc, são algumas das actividades praticadas em dias bem preenchidos, com adrenalina e segurança.

PM OFF ROAD também organiza este tipo de programas para empresas, assim como programas não motorizados: datas festivas, aniversários, despedida de solteiros, etc..
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VISÃO:

Educar crianças, jovens e adultos para a prática de desporto de forma segura.

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MISSÃO:

Promover a boa forma física e o espírito de aventura de forma saudável e segura em crianças a partir dos 6 anos até adultos com a robustez física necessária, partilhando a experiência de atletas consagrados como o Paulo Marques.

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VALORES:

Competência, qualidade e espírito de equipa.

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PALMARÉS DESPORTIVO - PAULO MARQUES
NOME: PAULO MANUEL GUIMARÃES MARQUES
MORADA: AV. Dr. Carlos Bacelar – C.C. Aro 58
4760 V.N. Famalicão Tel: 252 375 922 | Telemóvel: 967 567 070

DATA DE NASCIMENTO: 02/12/62
ESTADO CIVIL: Casado
INICIO DA ACTIVIDADE DESPORTIVA: 1983



DESDE 2002 QUE PAULO MARQUES TEM VINDO A PROMOVER A PRÁTICA DO TT/ENDURO/MOTOCROSS, ATRAVÉS DA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, QUE PERMITAM AOS MAIS JOVENS PILOTOS SE INICIAREM NA MODALIDADE.


O ENDURO OPORTUNITY, FOI DURANTE 3 ANOS O MAIOR EVENTO DO GÉNERO PARA A DESCOBERTA DE JOVENS TALENTOS.

ORGANIZADO NA LOUSÃ, EM GOIS E EM FAMALICÃO, CRIOU ENTRE 2003 E 2005 A OPORTUNIDADE A CENTENAS DE JOVENS, QUE DESSA FORMA MEDIRAM AS SUAS APTIDÕES ENDURISTICAS, TENDO INSCRITO OS NOMES DE FERNANDO COSTA, MIGUEL FERNANDES E ALEXANDRE MENDES, NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE ENDURO DESSA ÉPOCA. TODOS ELES SOUBERAM TIRAR PARTIDO, DESSA EXCELENTE OPORTUNIDADE, PARTICIPANDO DURANTE UM ANO INTEIRO CADA UM, SEM QUALQUER CUSTO. COMO MELHOR CLASSIFICAÇÃO FICA PARA A HISTÓRIA O EXCELENTE 4º LUGAR Á GERAL DE FERNANDO COSTA NA BAJA DE PORTALEGRE, EM 2003.

EM 2006 PAULO MARQUES DÁ INICIO A OUTRO TIPO DE EVENTOS, CRIANDO UMA ESCOLINHA DE PILOTAGEM PARA OS MAIS NOVOS.

JOVENS ENTRE OS 6 E OS 18 ANOS, TÊM VINDO A PARTICIPAR NOS CURSOS DE PILOTAGEM ANUAIS, QUE SÃO LEVADOS A CABO ENTRE O MÊS DE MARÇO E MAIO.


11 TÍTULOS DE ENDURO E 7 DE TODO-O-TERRENO

Entre 1983 e 2001, conseguiu vencer por 11 vezes o Campeonato Nacional de Enduro nas 3 distintas classes por onde passou; (250/2T; 400-450/4T e 250/4T). Em 1990 fica inactivo no Campeonato Nacional após grave lesão nos dois pulsos e clavícula esq.. Abandona a modalidade como piloto, em 2002.

É chamado à Selecção Nacional de Enduro por 11 vezes, para representar o País no ISDE (Campeonato do Mundo da modalidade), conseguindo três medalhas de Bronze, quatro de Prata e uma de Ouro, nesta difícil competição.

No Todo-o-Terreno, vence o Campeonato logo no ano de estreia (1992) e acumula mais seis Títulos, divididos entre as diferentes Classes por onde competiu; (250/2T; 400/4T e Sup. 400/4T). Consegue ainda vencer a mítica Baja de Portalegre em duas ocasiões (1987 e 1994) e a Baja Portugal 1000 por três vezes; (1992,1994 e 2002).

Em 1988 participa na Baja de MontesBlancos em Zaragoça/Espanha e consegue vencer a Classe 250/2T, com um excelente 12º à geral. Em 1992 participa na Corsica 1000 (França) e consegue dar nas vistas no meio um grande pelotão de vedetas internacionais, tais como Peterhansel ou Kinigadner.

RESUMO DO PALMARÉS NACIONAL / ISDE

1983 – Participa pela primeira vez no Campeonato Nacional de Enduro primeira edição) e  classifica-se em 3º lugar da Classe Promoção - Yamaha DT 125 LC
1984 – 3º Classif. no Campeonato Nacional de Enduro – Yamaha IT 250
1985 – Campeão Nacional de Enduro – Yamaha YZ 250/KTM 300 Seleccionado para o ISDE / Espanha (aband./queda) KTM 300
1986 – Campeão Nacional de Enduro – Aprília RX 250 Selec. para o ISDE / Itália (aband./probl. mecânicos) KTM 300
1987 – Vice Campeão Nacional de Enduro – Aprília RX 250 Selec. para o ISDE / Polónia (aband./probl. mecânicos) Aprília RX 125 Vencedor da 1º Baja de Portalegre – Aprília RX 250
1988 – 3º Classif. no Campeonato Nacional de Enduro – Aprília RX 250 Medalha de Bronze no ISDE / França - Honda XR 250

Vencedor da Baja MontesBlancos/Espanha – Classe 250 1989 – Campeão Nacional de Enduro – Honda CRE 250

Medalha de Prata no ISDE / Alemanha – Honda CRE 250

1990 – Ausente dos Campeonatos devido a lesão
1991 – Campeão Nacional de Enduro – Honda CRE 250
1992 – Campeão Nacional de Enduro – Honda CRE 250 - Campeão Nacional de Todo-o-Terreno (1º edição) – Honda CRE 250 - Vencedor da 1º Baja Portugal 1000 – Honda CRE 250
1993 – Campeão Nacional de Enduro – Honda CRE 250 - Medalha de Bronze no ISDE / Holanda – Honda CRE 250 - Campeão Nacional de T.T. – Honda CRE 250
1994 – Campeão Nacional de Enduro – Honda CRE 250 - Medalha de Prata no ISDE / USA – Honda CRE 250 - Campeão Nacional de T.T.- Honda CRE 250 - Vencedor da Baja de Portalegre. – Honda CRE 250 - Vencedor da Baja Portugal 1000 – Honda CRE 250
1995 – Lesiona-se e faz 5º lugar no Camp. Nac. de Enduro - Honda CRE 250 - Medalha de Prata no ISDE / Polónia – Honda CRE 250 - 1996 – 3º Classif. no Camp. Nacional de Enduro – Honda CRE 250 - Medalha de Prata no ISDE / Finlândia – Honda CRE 250
1997 – Campeão Nacional de Enduro – Cl. 4T – Honda XR 400 - Medalha de Bronze no ISDE / Itália – Honda XR 400 - Campeão Nacional de T.T. – Cl. 400 4T – Honda XR 400
1998 – Campeão Nacional de Enduro - Cl. 4T – Honda XR 400 - Medalha de Ouro no ISDE / Austrália – Honda XR 250
1999 – 3º Classif. no Camp. Nacional de Enduro – Cl. 4T – Honda XR 400 -              Campeão Nacional de T.T.- Cl. Sup. a 400/4T – Honda XR 440
2000 – Campeão Nacional de Enduro – Cl. 250/4T – Honda XR 250 - Campeão Nacional de              T.T. – Cl. Sup. a 400/4T – Honda XR 650
2001 – Campeão Nacional de Enduro – Cl. 250/4T – Honda XR 250 - Campeão Nacional de T.T. – Cl. Sup. a 400/4T – Honda XR 650
2002 –3º Classif. Camp. Nacional de Enduro Cl. 450/4T – Honda CRF 450 - 3ºClassif.Camp.             Nacional de T.T. Cl. 450/4T – Honda CRF 450 - Vencedor da Baja Telecel 1000 (dez             anos  após 1ª vez) – Honda CRF 450

2003 – Realiza pela ultima vez algumas provas do Campeonato Nacional de Todo o Terreno e começa a dedicar-se com mais intensidade ao Team Honda Portugal, abandonando a carreira como piloto de moto.

PALMARÉS INTERNACIONAL OFF ROAD

10 PARTICIPAÇÕES CONSECUTIVAS NO PARIS DAKAR (MOTO)

Conseguiu por 5 vezes terminar este grande desafio com excelentes resultados:

1994 – Avaria mecânica – Honda XR 600;
1995 – 15ª posição da geral e 2ª da classe – Yamaha XT 660
1996 – Desistência por queda - KTM 660 Rally;
1997 -  Venceu a 14ª etapa e classificou-se na 8ª posição da geral, 1º da Classe Maratona -             KTM 660;
1998 – Desistência por queda – KTM 660;
1999 – Desistência por queda – KTM 660;
2000 – 65ª posição da geral (ocupava a 8ª posição, quando teve problemas eléctricos na sua
             moto – 12ª etapa) com destaque para um excelente 3º lugar na 6ª etapa – KTM 660;
2001 – 12ª posição da geral e 2º da classe Maratona - Honda XR 650;
2002 – 10ª posição da geral e 1º da classe Maratona - KTM 660RallyReplica;
             Destaquepara um excelente 2º lugar na ultima etapa (Lac Rose / Dakar).
2003 – Desistência por queda – KTM 660 Rally Replica;


1 PARTICIPAÇÃO NO RALLY DO ATLAS

1994 – 9º Lugar da geral – Honda XR 600.

5 PARTICIPAÇÕES NO RALLY DA TUNISIA

1997 – 5º lugar da geral e 1º da Classe Maratona - KTM 660.
1999 – 7º lugar da geral e 1ª da Classe Maratona – KTM 660.
2000 – 9º lugar da geral e 2º da Classe Maratona – Honda XR 650.
2001 – 6º lugar da geral e 1º da Classe Maratona – Honda XR 650.
2002 – 6ª lugar da geral e 2º da Classe Maratona – KTM 660.


4 PARTICIPAÇÕES NO RALLY DOS SERTÕES (BRASIL)


2000 – 4º lugar da geral - Gas Gas 250
2001 – Desistência por avaria mecânica - Husqvarna TE 570.
2002 – 2º lugar da geral - Husqvarna TE 570.
2003 – Desistência por avaria mecânica - Gas Gas 400.


1 PARTICIPAÇÃO NO 1º CROSS COUNTRY DO JAPÃO

2002 – 1º lugar da geral – KTM 250 EXC


COMO TEAM MANAGER

Desde o início da sua carreira, Paulo Marques sempre foi o principal responsável pelas suas participações, desempenhando paralelamente, o papel de Team Manager do seu próprio Team, principalmente a partir do início dos anos 90, quando formou o Team Honda /RPM. Desde então e até à recente formação do Team Repsol Honda, Paulo Marques angariou mais de duas dezenas de Títulos Nacionais para o seu Team, quer através das suas próprias participações, ou também contando com os títulos dos seus pilotos tais como Victor Azevedo e mais recentemente com Luís Serra.

2003 – Campeão Nacional de Todo-o-Terreno 450 4T/Absoluto (Piloto: Luís Serra) – Honda CFR 450 R

2004 –Vice Campeão Nacional de Enduro e de Todo-o-Terreno 450 4T/Absoluto (Piloto: Luís Serra) – Honda CRF 450 R.

2005 – Campeão Nacional de Enduro 450 4T (Piloto: Paulo Gonçalves)

CARREIRA EM AUTOMÓVEIS DE TODO-O-TERRENO

INÍCIO DA REALIZAÇÃO NA INTEGRA DO CAMP. NAC. - 2004

Depois de participações esporádicas em algumas provas de resistência ( 24 H de Fronteira) e do Camp. Nac. de T.T., conclui que a continuidade da sua carreira faz mais sentido agora, aos comandos de um automóvel 4X4. No final da época desportiva de 2003, abandona definitivamente as duas rodas (como piloto) e lança-se de imediato na mítica Maratona - DAKAR 2004, inscrito pela Promotech /Itália. Num Nissan Patrol GR da categoria T2, consegue terminar a prova numa honrosa 25ª posição (162 automóveis à partida e 60 à chegada). A aventura é para continuar, pois no corrente ano participa no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, competindo no Troféu Tomás Mello Breiner by Nissan, numa Pick Up Navarra.

2000 e 2001 - Participações nas 24H - T.T./Fronteira, com um 6º lugar numa delas.
2003 - 3º Lugar do Trofeu Nissan/Tomás Melo Breiner na prova da Guarda, do C.N. Todo o Terreno.
2004 – 25º lugar da geral no TELEFÓNICA DAKAR /Nissan Patrol GR.
Vencedor do Troféu Nissan/Tomás Mello Breiner e 5º da geral na Baja Vodafone 1000.
Vencedor do Troféu Nissan/Tomás Mello Breiner e 9º da geral na Baja Anta da Serra / Portalegre. Vencedor das 24 Horas Todo o Terreno /Fronteira (a nível Nacional, pois na geral foi 3º com duas equipas francesas na sua frente).
2005 – 64º lugar da geral no TELEFÓNICA DAKAR /Toyota Land Cruiser.
Problemas mecânicos atrasaram irremediavelmente a sua participação.
Campeão Nacional de Todo o Terreno – Categoria T2 ToyotaLandCruiser/MolettoSport.
2006 – Desistência na 7ª etapa, do Rally LISBOA DAKAR, por problemas mecânicos no seu Mitsubishi Proto, quando era o segundo melhor Português em prova, na 22ª posição da geral.
2007- 80º Lugar da geral no Rally LISBOA DAKAR. Teve problemas no seu Toyota Land Cruiser na 4ª etapa em Marrocos. Contudo terminou a prova em beleza, conseguindo nas últimas quatro etapas lugares dentro dos 50 primeiros com especial destaque para a etapa final onde foi 34º.
2008- Com a anulação do Rally LISBOA DAKAR, o piloto acabou por não realizar qualquer competição durante esta época desportiva.
2009- Vencedor do Troféu Nacional Vintage – Classe Veteranos, com Honda CR 250 Elsinore. 2º Classificado da geral no Rally de Famalicão (Campeonato Regional) tendo ganho a classe extra, com Citroen Saxo. 21º Lugar final, na Baja Portalegre, em Mitsubishi Pagero categoria T1, tendo ficado em 10º da geral no 1º dia.

Texto de introdução:

A infância de Paulo Marques sempre foi vivida em V.N. de Famalicão, entre uma família numerosa, (8 irmãos) e desde cedo demonstrou aptidões para o desporto, tendo praticado variadas modalidades, tais como ginástica (1 ano), Karaté (1 ano), judo (2 anos) e andebol ( dos 15 aos 19 anos, a nível oficial, tendo sido inclusive Campeão Distrital no escalão Juvenil e Júnior, sempre como Guarda Redes, do FAC - ( Famalicense Atlético Clube).

Começou a andar de moto aos 10 anos e com 12 herdou a moto de seu irmão mais velho (Benelli, de 3 velocidades) com a qual deu as primeiras “derrapagens” num terreno amplo, que a família possuía lá em casa.

Entre gincanas de Liceu e outras brincadeiras do género, vai praticando esta modalidade, que vem a abraçar mais tarde.

A primeira prova de Motocross Regional, acontece naturalmente aos 17 anos e somente em 1983, já com 20 anos, é que realiza a primeira Prova Oficial, do 1º Campeonato Nacional de Enduro (Moto Rally de Sesimbra).

Tendo sido um dos pioneiros desta modalidade em Portugal, Paulo Marques acompanha desde essa altura o desenvolvimento da mesma, tendo tido ao longo da sua extensa carreira diversos adversários de peso (José Projecto e Bernardo Vilar até 1986, os Primos Lopes até 1993/94, Rui Lemos em 1992, Miguel Farrajota entre 1993 e 1997 e posteriormente nas motos a 4 tempos lutou pelos títulos com uma geração mais nova a começar por Mário Brás passando por António Oliveira (este também da sua época) , Alexandre Mendonça, Pedro Barradas e Bianchi Prata no Enduro e Victor Azevedo ou mesmo Ruben Faria e Luís Serra , no Todo o Terreno.

Um dos momentos mais importantes da sua carreira, foi sem dúvida no momento em que consegue apoios para fazer o seu 1º Paris Dakar, em 1994. Já com alguma experiência consegue o feito de ter ganho uma etapa no Dakar de 1997 e nesse dia o seu nome corre toda a Imprensa Mundial, com imagens da sua chegada ao final da etapa, conseguindo desta forma sair de um determinado anonimato, de que sofrem os nossos pilotos, quando são somente conhecidos pela Imprensa especializada e respectivo público. Penso que, nem todos os títulos alcançados ao longo da sua carreira (e devo lembrar que foram 18), projectaram o seu nome tão alto!

Ter representado Portugal em diversas edições dos ISDE, com destaque para medalha de Ouro conseguida na Austrália, aos comandos da sua pequena mas bem preparada Honda XR 250, foram também ocasiões de muita intensidade.

Os piores momentos foram sem dúvida, vividos com as inúmeras lesões, que sofreu ao longo destes anos, com destaque para as do Paris Dakar.

Lembra igualmente com amargura, a perda do título praticamente assegurado, na ultima prova do Camp. Nac. de Enduro de 1987 (Fig. da Foz), quando é desclassificado por se ter perdido, juntamente com outro piloto, entregando a vitória de bandeja, ao seu rival da época: João Lopes!

Paralelamente á sua actividade desportiva , Paulo Marques possui uma casa comercial em V. N. de Famalicão (Moto RPM) sendo concessionário da marca Honda. Desde 1987 que se dedica a este ramo, tendo ao longo da sua carreira, dividido o seu tempo entre treinos e trabalho – venda, reparação e preparação de motociclos para competição.

Paulo Marques sempre foi muito apoiado pela sua família mesmo em solteiro pois tanto os seus pais (principalmente o pai, que era seu fã nº 1) como esposa e filhos, todos lá em casa têm acompanhado a sua carreira atentamente, apoiando no aspecto afectivo, transmitindo a tranquilidade e estabilidade psicológica, tão necessária a todos os desportistas.
Entre 2002 e 2004, Paulo Marques realizou um evento interessante para grande parte dos praticantes mais jovens desta modalidade, com o nome de “ENDURO OPORTUNITY”, que consistia em eleger um dos participantes para a realização do Campeonato Nacional a custo zero. Este desafio tem dado a oportunidade aos vencedores de serem acompanhados por uma estrutura profissional com o apoio oficial da Honda para a totalidade do calendário do Nacional de Enduro evoluindo no terreno a par e passo com os melhores pilotos da actualidade.

Após abandonar a carreira de Piloto de moto, no ano de 2003, dedica-se de corpo e alma às carreiras desportivas dos seus pilotos, formando o Team Honda Repsol RPM, tentando continuar na conquista de mais Campeonatos. Tanto Luís Serra como Paulo Gonçalves são bem o exemplo do resultado positivo deste Team de Famalicão, ou não fossem os diversos Títulos Nacionais, alcançados ao serviço das cores de Paulo Marques.

Actualmente dedica-se ao lançamento da carreira do seu filho Gil, acompanhando a par e passo a sua evolução, tanto no Motocross/Júnior como nas bicicletas (Downill).

Paralelamente organiza Cursos de Pilotagem TT para iniciantes, em terreno apropriado para o efeito, em Gavião, V.N. de Famalicão.